quinta-feira, 22 de novembro de 2007

O povo de santo caminha contra a violência e intolerância religiosa

Desde o ano de 2004, as Casas Religiosas de matriz africana do Engenho Velho da Federação caminham pelo bairro e seu entorno para reafirmar o direito à liberdade, dando continuidade à história de resistência guerreira do povo negro brasileiro.

Este ano não foi diferente, no dia 15/11/2007, ao som de atabaques e instrumentos de sopro, cerca de 500 pessoas participaram da III Caminhada contra a Violência e Intolerância Religiosa e pela Paz.

No inicio de caminhada houve a soltura dos pombos brancos, que representam a paz, e salva de palmas seguidos de fogos de artificios. Logo apos, juntos, o povo de santo, percorreram as ruas do Engenho Velho de Federação até a Avenida cardeal da Silva, seguindo pela Federação, e retornando ao bairro.

Debaixo de chuva de milho branco, arroz e pipoca, representantes do povo-de-santo e militantes negros acompanhavam um carro de som, onde representantes de terreiros denunciavam agressões e constrangimentos sofridos por outras religiões, sobretudo das igrejas evangélicas,segundo eles. “O nosso objetivo é mostrar que todos têm o direto de escolher o seu culto e acreditar no que quiser. Nosso país precisa de uma cultura de paz. Esse tipo de coisa só gera violência. Não queremos isso”, afirmou a mãe-de-santo Valnízia de Ayrá, do Terreiro do Cobre, no Engenho Velho da Federação.
Como parte das manifestações pela Semana da Consciência Negra, outra caminhada – de cunho nacional, com propósito semelhante – partirá do Engenho Velho, dia 25, e fará um abraço simbólico ao Dique do Tororó.


Nenhum comentário: